TIPOS DE VIDROS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO

 


Introdução:

O vidro, desde que foi fabricado por volta de 500 a.C., fascina os humanos. O vidro percorreu um longo caminho desde que se acreditava que tinha habilidades mágicas. Já existe há algum tempo e ainda é usado por ser adaptável e duradouro. Com o advento da arquitetura moderna na virada do século XX, as cidades tornaram-se fábricas urbanas onde o concreto, o vidro e o aço eram produzidos em massa. Esta filosofia foi útil para satisfazer a procura de casas entre a classe média em expansão. Os edifícios feitos de vidro e aço passaram a representar o progresso em muitos países devido às conotações positivas que os seus habitantes associam à riqueza e ao luxo.

 O que é vidro?

O vidro é o material mais antigo e elegante utilizado na construção e em outras áreas. Na maioria dos casos, o vidro é utilizado porque melhora o valor estético do edifício. Desde que foi descoberto, as pessoas descobriram que o vidro é uma substância intrigante. O vidro é uma substância resistente e transparente. O vidro é feito aquecendo materiais inorgânicos como quartzo ou areia. Ao criar um efeito visual marcante e um layout interior inovador, o vidro é o material preferido de muitos arquitetos. Quando se trata de materiais de construção, o vidro é incomparável em sua adaptabilidade.


Propriedades do vidro:

1) Transparência:

A principal propriedade do vidro que permite ver através dele é que ele é transparente. O vidro pode ser transparente em ambos os lados ou em apenas um. Por outro lado, o vidro transparente funciona como um espelho.

2) Força:

O vidro é um material frágil, mas com a ajuda da ciência e da tecnologia, certos laminados e aditivos podem aumentar o seu módulo de ruptura (capacidade de resistir à deformação sob carga).

3) Valor U:

O valor U mostra quanto calor passa por um pedaço de vidro. Se for dito que um vidro é isolado, então ele deverá ter um valor u menor.

4) Trabalhabilidade:

Ele pode ser usado de várias maneiras diferentes. Você pode soprar, desenhar ou pressionar. Existem diferentes tipos de vidro, como transparente, incolor, difuso e manchado. A fusão também pode ser usada para unir vidro.

5) Transmitância:

No vidro, a transmitância visível refere-se à quantidade de luz visível que passa.

 

6) Reciclável:

Cascos (restos de vidro quebrado ou descartado, recolhidos para Refusão) são utilizados como matéria-prima no processo de fabricação de vidro, como agregados em uma construção de concreto etc.


Diferentes tipos de vidro utilizados na construção:

1. Vidro flutuante:


O vidro flutuante é outro tipo popular de vidro frequentemente usado em edifícios. Silicato de sódio e silicato de cálcio são os dois principais ingredientes do vidro flutuante. vidro soda-cal é outro nome para esse tipo de vidro. O vidro flutuante é chamado de flutuante porque, quando é feito, o vidro derretido flutua sobre uma camada de estanho fundido.

Este processo torna o vidro liso, limpo, plano e livre de distorções. O vidro flutuante não precisa ser cortado com ferramentas especiais. Esse tipo de vidro vem em espessuras que variam de 2 mm a 20 mm. O vidro flutuante pesa entre 6 kg e 36 kg. Esse tipo de vidro é colocado em aberturas de vitrines, frentes de lojas e em locais públicos.


2. Vidro laminado:


O vidro laminado é usado para fazer vidro inquebrável. Duas ou mais folhas de vidro são coladas com uma camada invisível de polivinil ou resina, embora às vezes sejam usados ​​outros materiais. O vidro inquebrável entre as camadas de vidro normal ajuda a reduzir a transferência de som, tornando a sua casa muito mais silenciosa. Esse tipo de vidro também reduz os raios UV, o que evita que o sol desbote tecidos e móveis.

Como o nome sugere, este vidro é composto por camadas de vidro normal unidas por um material transparente e flexível, pois é um sanduíche feito de duas ou mais folhas de vidro. Este tipo de vidro costuma ser resistente à luz ultravioleta e ao ruído, por isso é usado para construir pontes e aquários. Geralmente é melhor para fazer coberturas de vidro porque pode bloquear os raios nocivos. Este vidro é feito de duas folhas de vidro temperado e um laminado no meio. Geralmente é endurecido em 6 mm, laminado em 2,28 mm e endurecido em 6 mm.


3. Folha ou vidro plano:


A folha de vidro é feita passando o vidro derretido por rolos para obter um acabamento quase plano. A folha de vidro pode ser cortada com um cortador de vidro; você não precisa de outras ferramentas. Geralmente vem em uma variedade de tamanhos e espessuras padrão no mercado. Devido ao baixo custo deste vidro e ao facto de não distorcer a vista, é principalmente utilizado para cobrir estufas e outros locais onde a distorção da vista não é problema. Como o nome sugere, este vidro é composto por camadas de vidro normal unidas por um material transparente e flexível, pois é um sanduíche feito de duas ou mais folhas de vidro. 

Este tipo de vidro costuma ser resistente à luz ultravioleta e ao ruído, por isso é usado para construir pontes e aquários. Geralmente é melhor para fazer coberturas de vidro porque pode bloquear os raios nocivos. Este vidro é feito de duas folhas de vidro temperado e um laminado no meio. Geralmente é endurecido em 6 mm, laminado em 2,28 mm e endurecido em 6 mm.


4. Vidro com eficiência energética:


O vidro com eficiência energética é feito aplicando-se uma camada fina em um dos lados do vidro durante a fabricação. O vidro revestido de baixa emissividade é usado em vidros com eficiência energética para reduzir a perda de calor. O aumento da eficiência energética da sua estrutura é resultado direto do superior isolamento térmico das janelas.


5. Vidro colorido:



O vidro colorido é um tipo de vidro conhecido e popular, muito utilizado em todo o mundo. O vidro colorido é apenas vidro colorido usado principalmente em edifícios. Para obter as diferentes cores do vidro colorido, adicionamos um tipo especial de ferro à mistura do vidro na hora de fabricá-lo. O melhor desse vidro é que ele fica muito bonito e colorido, mas a cor ainda precisa mudar como funciona. Janelas, telhados e outros locais possuem vidros coloridos. Quando o vidro colorido foi feito, foi adicionado óxido de ferro para torná-lo verde e enxofre para torná-lo azul.


6. Vidro Temperado:


O vidro temperado, muitas vezes conhecido como vidro de segurança ou vidro temperado, é amplamente utilizado devido à sua durabilidade e invulnerabilidade à quebra. Ele foi projetado para se quebrar em pedaços menores e “mais seguros”, em vez de fragmentos enormes (como vidro flutuante). O vidro temperado é comumente utilizado no interior de residências para aplicações que incluem bancadas de cozinha (devido à sua resistência ao calor), box de chuveiro, grades de vidro e cercas de piscina. Se forem necessárias salvaguardas adicionais, elas também podem ser utilizadas em painéis laminados.


7. Vidro estranho:

 

O vidro com moldura de arame é usado há décadas e evita que o vidro quebre em caso de emergência. Na fabricação do vidro, utiliza-se tela de arame para fortalecê-lo. Torna-o mais durável e resistente ao fogo do que o vidro flutuante. Também é chamado de vidro aramado georgiano, e a tela de arame funciona como reforço. O fio o mantém no lugar se algo com maior impacto quebrar o vidro. Isso diminui as chances de alguém se machucar. O vidro de malha de arame vem com grades quadradas e de diamante.


8. Vidro Cromático:



O vidro cromático é um tipo especial de vidro utilizado em UTIs e salas de reuniões. O Vidro Cromático possui uma propriedade especial que protege o interior da luz. Este tipo de vidro é mais caro que outros. A laminação elétrica às vezes pode acontecer em vidro cromático (eletrocromático). O vidro cromático também vem em variedades termo cromáticas (laminação sensível ao calor) e fotocrômicas (possui laminação sensível à luz).


9. Vidro autolimpante:


O vidro autolimpante é um tipo especial de vidro cuja superfície não se suja facilmente. Existem dois tipos de revestimentos autolimpantes para vidro: hidrofóbicos e hidrofílicos. Ambos os tipos de revestimento limpam-se com a ajuda de água. O primeiro tipo se limpa com gotas de água rolantes, e o segundo se limpa com lâminas de água que levam a sujeira. Os revestimentos hidrofílicos à base de titânio (dióxido de titânio), por outro lado, têm uma propriedade extra: podem quebrar quimicamente a sujeira quando expostos à luz solar.


10. Bloco de vidro:


O bloco de vidro é um material popular e conhecido. Existem dois tipos diferentes de blocos de vidro. Um é sólido e o outro é oco. A maioria dos blocos de vidro é feita de duas peças separadas. Quando o vidro ainda está quente, as duas peças são pressionadas uma contra a outra. Alguns dos vácuos ainda estão lá na parte onde se juntam. Na maioria das vezes, os blocos ocos de parede de vidro permitem a entrada de luz em um edifício. O preço também é elevado porque os blocos de vidro têm de ser colocados por trabalhadores muito qualificados.


Vantagens do vidro:

  • O vidro é um tipo especial de material transparente que permite que a luz viaje através dele, permitindo uma visão clara do que está do outro lado. Assim, economiza energia e reduz o custo da eletricidade.
  • O vidro vem em uma ampla gama de cores, e quando as lâminas são montadas em unidades laminadas ou isoladas, as cores mudam e deixam o visual mais bonito.
  • Como o vidro é brilhante e liso, ele é protegido contra poeira e é fácil de limpar. Requer menos manutenção do que outros materiais. As propriedades gêmeas do vidro como material à prova de poeira e à prova d'água o tornam uma escolha popular em regiões onde o ar está frequentemente carregado de poeira e areia.
  • O vidro é um material que pode ser reciclado indefinidamente sem perder qualidade. Pode ser reciclado várias vezes sem perder a sua integridade ou qualidade original.
  • O vidro oferece uma opção de exibição visualmente superior para produtos. O efeito vítreo que pode produzir pode melhorar muito o apelo visual do edifício.
  • O vidro é estável aos raios ultravioletas porque não reage à radiação ultravioleta, de modo que não racha, desbota ou desmorona.
  • O vidro aguenta qualquer clima. Ele pode resistir melhor aos efeitos do vento, da chuva ou do sol e manter sua forma e aparência na maioria das condições.
  • O vidro para a construção é um material transparente e duro que pode facilmente moldar-se em qualquer formato desejado. É feito aquecendo areia.
  • O vidro utilizado em edifícios é um ótimo isolante. Não permite que a eletricidade flua facilmente através dele. Isso evita que você se machuque por qualquer risco elétrico.
Desvantagens do vidro:

     A produção de vidro é cara, pois requer alta temperatura para processamento. Como o vidro é transparente, aumenta o custo geral da estrutura e, ao mesmo tempo, reduz a privacidade.
     O vidro tem pouca capacidade de suportar uma carga imposta instantaneamente, uma vez que é menos resistente a impactos. Sob força, ele quebrará rapidamente.
     Devido à rigidez e rigidez do vidro, adicionar pesos fará com que ele quebre sem exercer muito esforço. O fragmento de vidro quebrado é extremamente prejudicial e mortal.
     Para suportar tensões e movimentos horizontais, as estruturas construídas em regiões propensas a terremotos devem ser projetadas especificamente. O vidro é uma substância mais propensa a quebrar ou colapsar rapidamente porque é mais frágil do que outros materiais.
     Uma superfície de vidro é diluída por uma solução alcalina e, se houver um fornecimento constante de álcali, ocorrerá esta corrosão.
Partículas de poeira aderem ao vidro em ambientes empoeirados e úmidos, tornando a manutenção particularmente desafiadora.

Conclusão:

O vidro é utilizado na envolvente do edifício como um componente de envidraçamento transparente. Aplica-se a divisórias interiores e exteriores, bem como a janelas. O vidro, como outros materiais de construção, vem em vários designs e cores. Segurança, beleza, privacidade e vidro isolante atendem a diferentes propósitos e aparências. Alterar seus procedimentos de fabricação pode aumentar sua resistência, variar suas tonalidades e até mesmo torná-los menos propensos a quebrar.



Postar um comentário

0 Comentários