DIFERENTES TIPOS DE COLUNAS UTILIZADAS NA CONSTRUÇÃO.

 

O que é uma coluna?


Os pilares são componentes estruturais verticais rígidos destinados a suportar cargas de compressão axial de vigas e lajes e depois transferi-las para o solo através de sapatas. As diversas cargas criadas em uma estrutura são transportadas pela coluna até as sapatas e pelas sapatas até o solo. Como resultado, o pilar é fundamental para o mecanismo geral de transferência de carga e a estrutura ficaria incompleta sem ele.

No entanto, nem todo membro vertical deve ser uma coluna. Um pilar é definido como um membro com um comprimento superior a três vezes o seu menor tamanho de seção transversal. Se este critério não for atendido, a parte vertical é chamada de escora.

A resistência de um pilar é determinada pelo material empregado, sua geometria, forma, tamanho da seção transversal e seu comprimento e posição em relação à condição de apoio em ambas as extremidades.


Importância da construção da coluna:

Como as colunas suportam cargas axiais, elas são destinadas a suportar tensões de compressão.

Outras cargas, como neve, vento ou outras forças horizontais, podem induzir flexão na estrutura. Assim, são incluídas disposições para evitar o colapso ou assentamento de pilares estruturais.

A coluna é frequentemente construída para distribuir igualmente a carga axial compressiva e outras forças, como neve e vento, para a fundação, permitindo que o edifício resista a terremotos e outras pressões.

Criaremos uma pequena estrutura de alvenaria de entulho aleatória até uma altura específica. Ainda assim, não construiremos um edifício de vários andares com alvenaria de entulho aleatória, uma vez que a estrutura deve ser capaz de transmitir peso pesado à base da fundação.

Tipos de colunas:

No setor da construção são utilizados diversos tipos de pilares, que podem ser classificados com base nos seguintes critérios:

A. Tipos de colunas com base na seção transversal:

1.       1. Colunas Circulares:


Coluna Circular: Por razões estéticas, colunas circulares são comumente empregadas em estacas e elevação de construção. Um pilar circular tem melhor resistência à flexão do que um pilar quadrado ou retangular porque possui mais de quatro barras de aço longitudinais como barra de reforço.


1.      2.  Coluna Quadrada ou Retangular:


Eles são comumente empregados na construção de estruturas. Devido à facilidade de cofragem e de evitar o colapso devido à pressão enquanto o concreto ainda está em condições de fluidez, colunas retangulares ou quadradas são mais fáceis de projetar e fundir do que as circulares. Os tipos quadrados ou retangulares são superiores e mais baratos.


1.      3.  Coluna em forma de L e T:


A coluna em forma de L, que é comparável a uma coluna retangular ou quadrada, é normalmente usada nos cantos da parede limite. O pilar em forma de T é utilizado para atender aos critérios de projeto estrutural. É comumente utilizado na construção de pontes.


1.       4. Coluna em forma de Y:


Na maioria dos casos, esses tipos de colunas são empregados na construção de pontes. A ponte foi construída para suportar tanto o peso próprio da estrutura quanto a carga móvel do movimento do veículo, e a carga foi posteriormente transferida para a coluna.


B. Tipos de colunas com base no carregamento:

5. Coluna Carregada Axialmente:


Uma coluna carregada axialmente tem cargas axiais verticais atuando no centro de gravidade da seção transversal da coluna. Como é impraticável alinhar cargas verticais no centro de gravidade da seção transversal do pilar, pilares carregados axialmente são incomuns na construção. Este pilar pode ser visto no interior de edifícios de vários andares com cargas simétricas de lajes em todos os lados.


1.       6. Coluna Uniaxial Carregada Excentricamente:


O eixo das cargas verticais em uma coluna uniaxial carregada excentricamente não cruza com o centro de gravidade. Ainda assim, atua excentricamente no eixo X ou Y da seção transversal. Este método de carregamento é utilizado no caso de pilares de borda, que são rigidamente conectados à viga por apenas um lado.


1.      7.  Coluna Biaxial Carregada Excentricamente:


O pilar é chamado de carga excêntrica biaxial quando a vertical do pilar não coincide com o centro de gravidade da seção transversal do pilar e não atua em nenhum dos eixos (eixos X e Y). Pilares de canto com vigas firmemente unidas em ângulos retos no topo dos pilares são exemplos comuns de pilares carregados biaxiais.

C. Tipos de Pilares Baseados em Tipos de Armadura:

 8. Coluna Amarrada:


Este tipo de pilar geralmente é feito de concreto armado. A armadura longitudinal está contida na armadura de amarração bem espaçada. Estima-se que 95% de todas as colunas de construção estejam amarradas.


1.       9. Coluna Composta:


Essas colunas são feitas de aço estrutural revestido de concreto ou colunas de ferro fundido reforçadas longitudinalmente e em espiral. Para a corrosão do aço, pilares mistos são comumente utilizados em estruturas de treliça. Esta coluna tem resistência adequada, seção transversal relativamente pequena e boa resistência ao fogo.


1.      10.  Coluna Espiral:


A principal armadura longitudinal é mantida em colunas espirais por espirais. A espiral é um tipo de reforço de mola. As espirais substituem os laços e as barras primárias são dispostas em círculo. Quando são necessárias grande resistência e flexibilidade, são utilizadas colunas espirais. Como resultado da espiral, as barras da coluna não se estendem lateralmente sob altas cargas axiais. As espirais substituem os laços e as barras primárias são dispostas em círculo. Em áreas sísmicas, as colunas espirais são empregadas com mais frequência.

D. Tipos de colunas com base na relação de esbeltez:

11. Coluna Curta:


O pilar é conhecido como pilar curto se o comprimento efetivo do pilar até a menor dimensão lateral for menor que 12. A ruptura de um pilar curto é devido ao esmagamento (pura ruptura por compressão).

12. Coluna Longa:

Uma coluna longa é definida como aquela em que o comprimento efetivo da coluna excede a menor dimensão lateral por um fator de 12. Flexão ou flambagem é como uma coluna longa falha.

D. Tipos de Pilares Baseados em Materiais de Construção:

13. Coluna de Concreto Armado:


Pilares de concreto armado são o tipo mais comum de pilar estrutural emoldurado. Como matriz, este tipo de pilar é feito de concreto. A estrutura de aço é revestida de concreto. O concreto suporta a carga de compressão, enquanto a armadura resiste à carga de tração. Aço, polímeros ou materiais compósitos alternativos podem ser usados ​​como materiais de reforço. Compatibilidade térmica, alta resistência à tensão de tração, boa aderência ao concreto, anticorrosivo e outras características são necessárias para uma estrutura robusta, maleável e duradoura.

14. Coluna de Madeira:


Colunas de madeira, às vezes conhecidas como colunas de madeira, eram proeminentes no século anterior. A madeira é comumente vista em estruturas mais antigas porque era o único material de construção acessível. Se tratado adequadamente, o cronômetro é um material de construção forte e durável que extrai a umidade da madeira, melhorando a resistência e reduzindo o peso.


15. Coluna de Aço:


Uma coluna de aço é um tipo de coluna construída em aço. Na área de construção de estruturas metálicas, existem grandes tendências. A construção em aço é mais adaptável, resistente e duradoura do que a estrutura de concreto. As colunas de aço vêm em vários formatos e tamanhos, sendo a coluna de aço com seção T a mais popular em construções de aço.

16. Coluna de Bloco:


Os pilares de bloco são compostos por blocos de concreto AAC ou cimento e apresentam menor peso estrutural do que os pilares de concreto.

17. Coluna de Tijolo:


Colunas feitas de alvenaria de tijolo são comumente usadas em construções estruturais. É fundamental para apoiar e fortalecer a estabilidade da estrutura de alvenaria. Adicionar colunas de alvenaria a uma coluna de concreto pode melhorar sua aparência estética. A seção transversal de um pilar de alvenaria pode ser redonda, retangular, quadrada ou elíptica.


18. Coluna de Pedra:


A coluna de pedra refere-se a colunas construídas com pedras e entulho. A maioria deles é empregada para melhorar o aspecto estético da casa.


Conclusão:

Como resultado, os pilares são componentes estruturais críticos. A ruptura de uma viga ou laje não será imediata, dando tempo para evacuar ou reparar a estrutura, enquanto a ruptura de um pilar pode resultar no colapso repentino do edifício. Como resultado, a construção de uma coluna deve ser minuciosa.

Postar um comentário

0 Comentários