O QUE É ESCORAMENTO NA CONSTRUÇÃO?

 Introdução:

Os trabalhadores da construção civil devem usar vários métodos de escoramento ao trabalhar em escavações ou canteiros de obras para evitar que um edifício caia. O escoramento pode ajudar os profissionais a cumprirem os padrões de segurança e evitar a ocorrência de acidentes durante escavações e construções. Escoramento é a construção de estruturas temporárias para apoiar estruturas instáveis ​​no curto prazo. Estes sustentam as paredes laterais. Quando as paredes dobram, quando as paredes racham porque as fundações afundam de forma irregular, ou quando as paredes rachadas precisam ser consertadas, é necessário escoramento para derrubar edifícios próximos se um buraco na parede precisar ser consertado ou aumentado.

 

O que é escoramento:

Escoramento é um suporte lateral temporário usado em construção, reparos e escavações. Pode ser usado quando as paredes ficam salientes, quando as paredes racham devido ao assentamento irregular da fundação e precisam ser consertadas, quando uma estrutura adjacente precisa ser demolida ou quando novos furos ou aberturas precisam ser feitos nas paredes. Na construção, o escoramento é necessário para suportar uma escavação profunda, para que o solo retido não tombe e cause erros no projeto. A sua sustentação depende do tipo de solo e da diferença de nível de escavação de pelo menos 1,20 metros do nível do solo.

 

Por que o escoramento é usado na construção?

Na maioria das vezes, os membros de escoramento são feitos de madeira macia estrutural. A relação entre a resistência deste material e o seu peso é melhor do que a do aço estrutural. Este aço também funciona bem com materiais fáceis de trocar. Alguns andaimes em forma de tubo podem ser unidos para formar estruturas de escoramento. Na construção, o escoramento é necessário nas seguintes situações:

 

  • Para evitar que as paredes caiam porque estão inclinadas, salientes ou afundando.
  • Quando um porão é construído próximo a uma parede sólida para evitar que caia quando seu suporte for retirado.
  • Durante a demolição, para apoiar estruturas e edifícios próximos.
  • Para apoiar a parte superior da parede enquanto faz um grande furo na parte inferior da mesma parede.

Segure um telhado ou piso enquanto uma parede de suporte é removida onde uma viga será construída.

 

Diferentes tipos de escoramento:

1.       Escoramento de ajuntamento:


O escoramento de ajuntamento suporta quaisquer paredes de um edifício que não sejam fortes o suficiente para serem independentes. Presilhas, agulhas, placas de base, membros inclinados, contraventamentos e placas de parede ajudam a manter as paredes unidas para que o edifício ou estrutura não seja muito danificado. É utilizado para mover o peso do piso e das paredes até o solo por meio de ancinhos ou escoras diagonais. Os ancinhos devem ser colocados no lugar certo para suportar o máximo peso das paredes e do chão.

 

As partes de um escoramento de ancinho são os ancinhos, a placa de parede, as agulhas, as travas, o reforço e a base. Coloque os ancinhos contra as agulhas de forma que o centro encontre o chão. Isso significa que haverá um raker para cada andar. Para que não dobrem, esses ancinhos são conectados por escoras. Os pés dos rakers são fixados a uma base inclinada fixada no solo. Perto da base, um aro de ferro é usado para deixar os pés dos ancinhos ainda mais rígidos. A pressão na parede é distribuída uniformemente pela placa de parede.

 

Considere os seguintes pontos ao usar o escoramento de ancinho:

 

  • Um ângulo de 45 graus deve ser usado durante a instalação dos rakers. Mesmo assim, a inclinação pode variar de 45 a 75 graus.
  • O uso de um raker pode encurtar o comprimento total dos rakers, o que é especialmente útil para edifícios mais altos.
  • O suporte adequado em intervalos regulares é essencial para rakers.
  • O empurrão projetado na parede determinará o tamanho dos rakers.
  • Ao usar um ancinho, certifique-se de que sua linha central esteja paralela ao solo e à parede.
  • O escoramento pode ser colocado a uma distância de 3–4,5m para proteger todo o comprimento da barra.
  • A placa inferior deve ter o tamanho e formato corretos e ancorada em ângulo no solo.
  • As placas únicas não são locais para cunhas devido às inevitáveis ​​vibrações que sofrerão.

 

2.      Escoramento Morto:


O Escoramento Morto é um escoramento utilizado para dar suporte vertical a paredes, telhados, pisos etc., quando a parte inferior de uma parede foi removida para fazer uma abertura ou reconstruir uma parede que não está funcionando corretamente. A costa morta compreende um conjunto de vigas e postes que sustentam a estrutura acima e transferem seu peso para o solo sobre uma base firme abaixo.

Os furos são feitos nas paredes a uma altura que permitirá que uma viga ou viga suporte o peso acima deles quando forem abertos. Dependendo do tipo de alvenaria, a distância entre os furos varia de 1,2m a 1,8m. Nos buracos são colocadas vigas chamadas “agulhas”, e suas extremidades são sustentadas por suportes verticais chamados “costas mortas” em ambos os lados da parede. As agulhas podem ser feitas de madeira ou aço e são grossas o suficiente para suportar o peso acima.

 

Considere os seguintes pontos ao usar escoramento morto:

 

  • Portas, janelas, pisos abertos e quaisquer outras características estruturais que possam ser afetadas pela remoção ou demolição de uma parede defeituosa sejam adequadamente alinhadas ou apoiadas.
  • A capacidade de carga pode ser determinada com alguma precisão, e o comprimento estimado das agulhas e das costas mortas deve ser adequado para movimentar a carga.
  • As agulhas injetoras precisam estar bem apoiadas.
  • Uma costa morta é uma treliça vertical substancial para segurar a viga perto de seu término.
  • As placas solas sobre as quais repousam as praias mortas são separadas por cunhas dobráveis.
  • O suporte interno do piso é essencial.
  • Depois de verificar cada escora em cada furo, o componente danificado é sistematicamente removido.

3.      Escoramento Voador:


O escoramento voador é um sistema de suporte que sustenta duas paredes paralelas quando o edifício do meio é demolido ou cai. Estes são normalmente usados ​​para reforçar temporariamente as paredes paralelas de dois edifícios adjacentes enquanto a estrutura intermediária está sendo demolida ou reconstruída. O andaime passaria pelo meio e “cunha” entre os dois edifícios. A imagem acima mostra que a costa voadora compreende placas de parede, escoras, peças de tensão, costa horizontal, agulhas, travas e cunhas. Como em margens inclinadas, neste sistema são utilizadas agulhas e presilhas para fixar as placas de parede às paredes.

 

Neste tipo de escoramento, as placas de parede também são colocadas contra a parede e travadas. Entre as placas de parede há uma escora horizontal que é levantada por um sistema de agulhas e travas. A agulha na parte superior das escoras diagonais e as peças tensoras na parte inferior as mantêm levantadas.

 

Considere os seguintes pontos ao usar escoramento voador:

 

  • O ângulo de inclinação da escora deve estar entre 45° e 60°.
  • A linha central da margem horizontal e da parede deve encontrar-se ao nível do chão.
  • Devem ser utilizadas escoras simples até 9 m de espaço entre duas paredes.
  • As cunhas são inseridas entre a peça tensora e o suporte.
  • As margens voadoras são colocadas quando um edifício antigo é demolido e devem permanecer no local até que a nova unidade seja construída.

 

Diferença entre escoramento e andaime:

A principal diferença entre escoramento e andaime é a finalidade principal da plataforma (deck). Uma estrutura de andaime sustenta temporariamente as tábuas sobre as quais os trabalhadores ficam, enquanto uma estrutura de escoramento é o suporte vertical de um sistema de cofragem. O andaime é construído próximo a um edifício para facilitar a movimentação de equipamentos, materiais e trabalhadores durante a demolição, reparo, reforma ou construção. Por outro lado, o escoramento é um sistema temporário que sustenta um edifício durante a sua construção, demolição, reparação ou remodelação.

 

Conclusão:

Escoramento é o uso temporário de linhas costeiras para apoiar um edifício, navio, estrutura ou trincheira quando há risco de desabamento ou durante reparos ou alterações. Escoramento vem da palavra costa, um suporte de madeira ou metal. O escoramento pode ser vertical, angular ou horizontal. Discutimos as opções de escoramento, seus requisitos e os componentes necessários. A necessidade, o suporte e a estabilidade dos edifícios insalubres determinarão sua decisão final. Ao reparar ou renovar um edifício, o escoramento pode estabilizá-lo durante a execução do trabalho.


Postar um comentário

0 Comentários