NÍVEL ATARRACADO

 Introdução

Um nível atarracado, também conhecido como nível automático ou nível de construtor, é uma ferramenta usada para determinar a elevação de massas de terra. Embora possam parecer intimidantes ou confusos, os níveis baixos são relativamente simples de usar, uma vez que você entende como configurá-los e que tipos de medidas eles fornecem.

Os níveis Dumpy também são conhecidos como níveis de construtor, níveis Y e assim por diante. Willian Gravatt o inventou em 1832. A operação do nível atarracado estabelece a relação entre dois ou mais pontos em uma superfície horizontal usando um telescópio embutido e um nível de bolha. A principal vantagem de usar o nível Dumpy em relação a outros instrumentos de nivelamento é sua maior precisão. Para a maioria dos métodos taqueométricos, um nível baixo é conhecido por valores de alta precisão. A precisão de um nível baixo pode chegar a 1:4.000 para cada 100 metros.

O nível dumpy atinge os seguintes objetivos de levantamento:

  • Determine a altura relativa e a distância entre vários locais de levantamento topográfico.
  • Determine a distância próxima entre vários locais de levantamento topográfico.


Vantagens de um nível Dumpy


Algumas das vantagens do nível dumpy são:

  • O nível dumpy é muito simples de usar.
  • Em comparação com teodolito e estações totais, o custo do nível dumpy é muito baixo.
  • O instrumento requer poucos ajustes para ser configurado.
  • Possui alto poder óptico.
  • Ele fornece um nível de leitura extremamente preciso.
  • As bolhas podem ser ajustadas de qualquer ângulo ou lado. Isso pode ser feito com quaisquer três parafusos disponíveis.
  • Existe um mecanismo de compensação inerente aos níveis automáticos. Sempre que necessário, este dispositivo mudará automaticamente a linha de visão.


Desvantagens de um nível Dumpy


Algumas das desvantagens do nível dumpy são:

  • Os ângulos verticais são impossíveis de quantificar. Somente um plano horizontal pode ser medido com um nível automático e os ângulos horizontais não são muito precisos.
  • Esta é uma operação para duas pessoas. Duas pessoas devem operar níveis baixos: para ver através da lente e segurar a vara ou a vareta de medição.
  • Níveis baixos exigem fortes habilidades matemáticas. Para usar níveis baixos, você precisará de um conhecimento decente de proporções e compensações de computação – como acontece com todos os cálculos manuais, eles são tão bons quanto a pessoa que os executa!
  • Eles só podem ser usados ​​em boas condições de iluminação. Ao anoitecer ou em locais pouco iluminados, você não pode usar um dumpy ou um nível automático.
  • Níveis vazios podem se tornar imprecisos e tornar um gadget inoperante se não for mantido e configurado adequadamente. Certifique-se de que seus níveis baixos estejam sempre calibrados e que você faça manutenção regularmente.
  • Os níveis dumpy não são tão adaptáveis ​​quanto os níveis de laser. Em aplicações de terraplenagem, os níveis basculantes e os níveis automáticos não são compatíveis com os receptores das máquinas. Eles também podem medir apenas um local por vez, enquanto os níveis de laser giratórios podem ser usados ​​simultaneamente por vários usuários no canteiro de obras.

Como usar um nível atarracado?


Algumas das etapas para usar um nível dumpy são –

  • Localize uma referência perto da área que deseja medir. Um local de referência é aquele onde a altura já foi determinada de acordo com levantamentos terrestres anteriores. Para receber os dados mais precisos do seu nível de lixo, acesse a Internet e procure um local de referência próximo à área que deseja medir.
  • Coloque o tripé próximo à área que deseja medir. Coloque o tripé entre o local de referência e o local que deseja medir em um terreno plano e limpo. Em seguida, em cada perna do tripé, solte as travas e estique cada perna. Feche cada trava depois de ajustar as pernas até que o tripé esteja absolutamente nivelado. Um nível de bolha está embutido em quase todos os tripés. Isso pode ser usado para determinar se o tripé está nivelado. Configure em um ponto um pouco mais alto que o local de referência para medir a região corretamente.
  • Anexe seu dispositivo ao tripé e coloque-o sobre dois parafusos de nivelamento. Aparafuse o nível atarracado na placa de base do tripé e conecte-o ao corpo principal do tripé. Assim que o instrumento estiver bem preso, gire o telescópio do nível basculante para ficar paralelo a dois dos parafusos de nivelamento do dispositivo. Aperte os parafusos de nivelamento para fixar melhor o dispositivo se o nível irregular oscilar ao ser batido.
  • Ajuste os dois parafusos de nivelamento para nivelar o dispositivo. Procure um nível de bolha padrão em algum lugar do seu dispositivo. Quando encontrá-lo, pegue os dois parafusos de nivelamento paralelos ao telescópio e gire-os em direções opostas. Repita esse processo até que a bolha esteja exatamente no centro do nível. Gire os parafusos com força e pressão uniformes para obter melhores resultados. O nível de bolha geralmente é encontrado acima ou abaixo do telescópio do dispositivo.
  • Ajuste o terceiro parafuso de nivelamento girando o telescópio 90 graus. Gire seu telescópio 90 graus depois de ajustar os dois primeiros parafusos de nivelamento para que fique paralelo ao terceiro parafuso de nivelamento do dispositivo. Ajuste este parafuso para que a bolha fique novamente no centro do nível. Em vez de três parafusos de nivelamento, os modelos antigos de níveis atarracados frequentemente tinham quatro. Se for esse o caso, ajuste o segundo par de parafusos da mesma forma que fez com o primeiro par.
  • Gire seu nível 180 graus para verificar sua calibração. Retorne o seu telescópio à sua posição inicial depois de fazer os ajustes iniciais de nivelamento e verifique novamente se a bolha ainda está no centro do nível. Nesse caso, gire o telescópio 180 graus e verifique novamente o nível. Assim que todos os três pontos mostrarem a bolha no centro do nível, você poderá concentrar o dispositivo. Repita o processo de nivelamento até que a bolha esteja centralizada em um dos três pontos.
  • Remova a tampa da lente do seu nível atarracado. A tampa da lente protege a lente do seu dispositivo contra sujeira, fuligem e detritos. Mantenha a tampa da lente no instrumento até a hora de usá-lo para evitar danificá-lo. Se sua lente estiver suja, use um pano de lente pré-umedecido para limpá-la. Eles estão disponíveis na maioria das lojas de câmeras, bem como em várias lojas grandes.
  • Ajuste a ocular até conseguir ver a mira do dispositivo. Mantenha um papel ou objeto diretamente na frente da lente para preencher todo o seu campo de visão. Em seguida, gire o botão de foco na ocular até poder ver a mira do nível atarracado. Quando terminar, sua mira deverá estar escura, nítida e facilmente visível.
  • Gire o botão de foco no dispositivo até que a imagem fique nítida. Quando você puder ver a mira, aponte o telescópio do seu dispositivo para o local de referência. Encontre um objeto grande e distinto na área, como uma árvore ou o topo de uma colina, e gire o botão de foco principal do dispositivo até que o objeto fique focado. Se você estiver tendo problemas para se concentrar, peça a um amigo ou colega de trabalho que segure uma equipe E perto do ponto de referência para você. Esta régua de medição fornecerá um objeto simples para focar.
  • Coloque um membro da equipe E no topo de sua lista de benchmarks. Compre uma equipe E, se necessário, online ou em uma loja de equipamentos de pesquisa. Em seguida, peça a um amigo ou colega de trabalho que mantenha a equipe no topo de sua posição de referência. Peça a um amigo que balance a pauta para frente e para trás para obter medições mais precisas enquanto registra o número mais baixo que você lê. A maior parte da equipe E entra em colapso para economizar espaço, portanto, aumente sua equipe antes de tomar qualquer medida. Se você estiver fazendo medições abaixo de linhas de energia, use uma régua de fibra de vidro em vez de uma de metal.
  • Determine a diferença de altura entre o seu nível atual e o local de referência. Localize a equipe E usando o telescópio em seu nível atarracado. Em seguida, faça a medida indicada pela mira horizontal do seu dispositivo no centro. Isso é chamado de visão traseira.
  • Usando a altura de referência, calcule a altura real do seu nível. Depois de obter a medição da ré, multiplique-a pela altura real do local de referência. Isso exibirá a altura atual do telescópio em seu nível atarracado. Anote essa medida para que você possa usá-la para determinar a altura do seu próximo local.
  • Calcule a diferença de altura entre o seu nível e o local não medido. Coloque sua equipe E diretamente em cima da área que deseja medir. Encontre a pauta usando o telescópio do seu dispositivo e, em seguida, registre qualquer número sobre o qual o nivelamento central do dispositivo, a cruz horizontal esteja. Isso é conhecido como sua previsão. Se necessário, ajuste o botão de foco na ocular até poder ver a mira. Se o local for muito alto ou muito distante para ser medido, mova primeiro sua equipe para um local mais baixo e mais próximo. Determine a altura deste novo local, em seguida, realoque seu nível de lixo para ele e repita o processo de medição.


Conclusão

Os níveis dumpy são o instrumento mais fácil de ser utilizado para trabalhos de nivelamento. A engenharia civil depende muito da topografia para a implementação de qualquer obra de construção. É importante fazer um levantamento detalhado da área para que não surjam complicações posteriormente na fase de construção.



Postar um comentário

0 Comentários